Destaques

Sarau Poetas Iluminadas

31/07/2012 / Angélica Rizzi

A artista gaúcha promove a leitura comentada das cartas de amor de Ofélia Queiroz para o poeta e escritor português Fernando Pessoa.

 



Nesta quarta-feira 1º de agosto, às 19 horas, a cantora, compositora, jornalista, escritora e produtora cultural Angélica Rizzi realiza mais uma edição do seu “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. O evento ocorre na Sala Barbosa Lessa, 4º andar, e a realização integra o projeto institucional "Quarta Tem Sarau no Quarto" do CCCEV. No encontro poético-musical haverá a leitura comentada das cartas de Ofélia Queiroz (ou "Ophélia Queiroz", indistintamente) para o seu então namorado, o poeta e escritor lisboeta Fernando Pessoa (1888-1935). O enlace amoroso entre Ofélia e Pessoa pode ser dividido em duas fases: de 1º de maio a 29 de novembro de 1920 e de 11 de setembro de 1929 a 11 de janeiro de 1930.

A primeira fase é marcada por uma paixão sincera, que se encerra com uma carta onde Pessoa afirma que o seu destino pertence a outra lei. O reencontro do “casal” foi motivado por uma fotografia do Poeta a beber na adega de Abel Ferreira da Fonseca, oferecida ao sobrinho dela o poeta Carlos Queiroz, e ganha força quando Ofélia mostra vontade de possuir uma igual e ele lhe envia uma com a dedicatória: “Fernando Pessoa em flagrante delitro”. Nesta segunda fase, nota-se uma enorme confusão de sentimentos e perturbação psíquica.